terça-feira, 10 de março de 2009

O início é sempre um parto e um martírio

Bom,

entrei - com atraso - para o mundo dos 'blogueiros'. Confesso que não tenho muito tato para tal, nem fico de blog em blog, nem nada.

Apenas tenho uma vontade de escrever sobre coisas que penso e achei que seria uma solução adequada esta, uma vez que meu 'caderno de campo' nem sempre pode ser acessado do trabalho.

Dei este nome de 'Chivo vê TV' em homenagem a Telmo Martino, que nos idos dos anos 90 lia-o na extinta - e maravilhosa - revista Interview e tinha uma coluna genial chamada "Telmo vê TV". Então, de cara meu blog não tem uma originalidade total, mas tem uma inspiração bacana.
Para aqueles que leram o Telmo não pensem que serei com o mesmo. Não tenho toda aquela sapiência, muito menos aquele humor fantástico com que ele caracterizava personagens televisivos e situações cotidianas. Não.

Tenho idéias soltas, que, às vezes - e muito às vezes -, vejo coincidentemente aparecerem em outros veículos. Nada melhor que exercitar as idéias e contribuir para o pensamento cibernético (uau!) ANTES que alguém o faça. Pura pretensão na verdade.

De mais a mais eu gosto de televisão. Também gosto dos livros - gosto mais até -, mas a TV tem um discurso que me intriga, seu formato, suas ideologias, seu 'serviço sempre a alguém' é que me interessa. O que querem dizer com esta notícia? A quem interessa este ou aquele tipo de análise? Onde está a verdade? Ela existe? Fora as gafes, as bolas-fora, os enredos, as personagens que aparecem cotidianamente diante da gente, sem que necessariamente tivéssemos solicitado.

Mas não vou ficar só com a TV. Vezenquando aparecerão opiniões pessoais sobre os mais variados assuntos, do lixo da minha rua aos mísseis da Coréia do Norte ou do Irã. Não importa. O que vale é emitir opinião, dado que é só o que se faz, mundo globalizado afora.

Sejamos então atentos e críticos, altivos e fortes, rebeldes e criativos. O mundo precisa é de um pouquinho mais de senso crítico.

Aviso aos navegantes: estou só no começo.

Chico

Nenhum comentário:

Postar um comentário